Amor

quarta-feira, 28 de abril de 2010


14 semanas, 2º trimestre.

0

2º trimestre:

Hoje ele(a) esta com 14 semanas.

Meu corpo:

alguns dos sintomas pararam graças a deus rss, sinto muito sono ainda, vomito uma vez ou outra, fico enjoada e com azia quando fico sem comer muito tempo, ja perdi quase todas as minhas roupas, sinto muita vontade de comer muita coisa rss e sinto muita sede.

Meu bebê:
Agora é que as "grandes coisas" acontecem (como o desenvolvimento do esqueleto e órgãos), o seu bebé inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos.
O meu bebê agora tem impressões digitais! Ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme ele movias suas mãos a pele nas pontas dos seus dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, né?
Agora os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo.
Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar do mecônio nesta semana.
O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, meu pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta.
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve, pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos.

Faz bem comer:
Água é bom, mas também outros líquidos com suco de laranja, leite, e bebidas isotônicas, são importantes porque repõem os eletrólitos que são perdidos no suor.

É bom saber...:

Para que serve a Placenta e o cordão umbilical?

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.

O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

Exposição ao sol na gestação.

Na gravidez, aumenta a chance de manchas aparecerem porque as células responsáveis pela pigmentação da pele são mais estimuladas. Caso surjam, as manchas podem se acentuar com a exposição ao sol. Por isso, o ideal é ficar longe do sol e usar filtros solares com fator de proteção 15, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar a proteção para 20. Quem já tem manchas deve usar filtro com fator de proteção solar 30. Cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. Após o parto, as manchas podem regredir dentro de seis meses. Se não desaparecerem, então é hora de consultar um dermatologista para receber a indicação adequada de tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário